O Oto Sana Mundo Animal é um medicamento de ação antibiótica, antifúngica e corticosteróide para cães e gatos. Desenvolvido pela Mundo Animal, é um remédio para tratamento de otites agudas e crônicas causadas por fungos e bactérias.
O remédio Oto Sana é recomendado para infecções causadas por leveduras e fungos sensíveis ao cetoconazol, como Mallassezia pachydermatis, M. gypseum, Trichophyton mentagrophytes e microsporum canis.
Além disso, essa é uma solução eficiente no combate às otites causadas por bactérias suscetíveis à gentamicina, como Streptococcus ssp., Staphylococcus ssp., Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris e Escherichia coli.
O antibiótico Oto Sana só deve ser usado com a indicação de um médico-veterinário. Apenas um profissional pode avaliar e diagnosticar corretamente o seu pet. Em alguns casos será necessário fazer exames laboratoriais para definir quais são os fungos e as bactérias causadores da infecção.
O antibiótico e antifúngico deve ser aplicado duas vezes ao dia ou de acordo com a recomendação do médico-veterinário responsável.
O profissional também vai indicar a aplicação recomendada do remédio que depende do peso do animal. De acordo com a bula Oto Sana, cães de até 14 kg, devem receber 4 gotas em cada ouvido infeccionado. A recomendação para aqueles com mais de 14 kg é de 8 gotas. Já para os gatos, independentemente do peso, devem receber 3 gotas em cada ouvido.
Vale destacar que essa é uma solução de uso tópico, então, o Oto Sana deve ser aplicado diretamente no conduto auditivo do pet. Mas antes de usá-lo verifique a integridade do tímpano do animal, siga as orientações do médico-veterinário que prescreveu o medicamento e leia a bula do Oto Sana.
Gentamicina (sulfato) |
300 mg |
Cetoconazol |
2.000 mg |
Valerato de Betametasona |
125 mg* |
Veículo q.s.q |
100 mL |
*correspondente a 97,3 mg de Betametasona |
Agora que você sabe como usar o Oto Sana e que ele é um medicamento para otite canina, também é importante conhecer os cuidados e os efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais são raros quando o Oto Sana é usado de acordo com a indicação do médico-veterinário. Poderá ocorrer disfunção vestibular ou perda de audição em animais hipersensíveis aos componentes da fórmula. Caso aconteça, procure o médico-veterinário de confiança e descontinue o tratamento.
Não faça uso da medicação no pet sem que seja indicado pelo médico-veterinário, pois outros cuidados devem ser feitos:
determinar as bactérias patogênicas antes da administração do medicamento para otite;
não aplicar o Oto Sana caso o tímpano não esteja íntegro;
não prolongar o tratamento e voltar ao médico-veterinário se continuar o desenvolvimento de fungos e bactérias;
evitar o uso da medicação em cadelas prenhas;
não usar o produto em animais hipersensíveis aos componentes.